terça-feira, abril 30, 2024
Destaques

Lançado o novo Manual do Gestor(a) Municipal de Saúde

No último dia 19 de janeiro, durante o evento “Acolhimento aos Gestores Municipais de Saúde do estado do Rio de Janeiro”, foi lançado o novo Manual do Gestor(a) Municipal de Saúde, com coordenação de mesa de Roseni Pinheiro, professora do IMS-UERJ. Realizado desde 2009 numa parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro – SES-RJ e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro – COSEMS/RJ, o  evento vem se conformando numa importante estratégia de aproximação dos secretários Municipais de Saúde recém-empossados com os principais debates da gestão do Sistema Único de Saúde – SUS no estado.
Organizado de forma conjunta entre Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da SES-RJ, e a representação dos municípios, através do COSEMS/RJ, este evento vem se configurando num espaço de contato inicial dos secretários e profissionais das secretarias municipais de saúde com o COSEMS/RJ, Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS, e SES-RJ. É um fórum onde são debatidas as principais questões referentes à gestão do SUS, com foco nos municípios.
É o início de um diálogo, de apoio e aprendizado que tem como objetivo principal o fortalecimento da gestão municipal em busca da garantia do direito à saúde. Nesse encontro a SES/RJ, na qualidade de Gestor Estadual do SUS, estreitou o relacionamento com as Secretarias Municipais de Saúde para de forma colegiada coordenar as ações de saúde em todo o estado.
No evento de 2017 foi apresentado, além do novo Manual do Gestor(a) Municipal de Saúde, o Projeto “Apoio técnico às Secretarias Municipais de Saúde do RJ – Aprofundando a Experiência do COSEMS/RJ”, uma parceria do COSEMS/RJ, CONASEMS, e LAPPIS/IMS-UERJ, e tem o objetivo de expandir o apoio institucional do COSEMS/RJ às gestões municipais de saúde do Estado do Rio de Janeiro, alinhando-o aos debates do CONASEMS.
O projeto é composto por ações que incluem: a) organização do ‘Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde do estado do Rio de Janeiro’ em conjunto com a SES/RJ (que acontece no dia 19 de janeiro de 2017); b) lançamento do novo Manual do Gestor(a) Municipal de Saúde e c) elaboração de Cartilhas Temáticas, “SUS no Cotidiano” (desenvolvidas durante 2017).